O poder do abraço

O abraço tem um verdadeiro poder de cura, não apenas para os problemas emocionais, mas também para os problemas que estão relacionados à ordem física. O resultado dessa conexão entre pessoas é tão forte que ganhou um dia como homenagem e gerou a terapia do abraço.

ORIGEM DO DIA DO ABRAÇO
Você, possivelmente, já deve ter se perguntado “quem inventou o dia do abraço”, não é mesmo? Pois aqui está a resposta para a sua pergunta.
Um cidadão australiano conhecido como Juan Mann decidiu fazer a campanha do abraço. Em um dia qualquer, pelas ruas de Sydney, saiu com uma placa escrito “Free Hugs”, em português, “Abraços Gratuitos”.
Dentre os abraçados podemos destacar o líder da banda Sick Puppies, Shimon Moore, que gostou da iniciativa e decidiu então gravar o australiano em sua campanha e mixar o vídeo à música “All the Same”.
A partir de então, o mundo conheceu a campanha e que recebeu um site oficial www.freehugscampaign.org. Países como o Brasil e a Espanha tem a sua versão e comemoram no dia 22 de Maio o Dia do Abraço.

BENEFÍCIOS DO ABRAÇO
Só quem tem o hábito de abraçar sabe o bem que faz. Vamos listar alguns benefícios pesquisados e relatados por pessoas que adotaram esse hábito e veja se realmente vale a pena abraçar mais:
• Sentimento de proteção;
• Ajuda no controle da ansiedade;
• Tornam as pessoas mais felizes.
• Desenvolvem os relacionamentos;
• Fortalecimento do sistema imunológico;
• Redução do nível dos hormônios do estresse;
• Liberação de oxitocina, o hormônio da felicidade;
• Reduz a pressão sanguínea, diminuindo o risco de doenças cardíacas;
Tenho certeza que se você abraçar alguém agora e perguntar o que essa pessoa sentiu, mais itens serão acrescentados a essa lista, pois o abraço é uma terapia simples, fácil e sem custo.

O QUE É A TERAPIA DO ABRAÇO E COMO FUNCIONA?
A terapia do abraço não é utilizada para fugir de sentimentos como dor, tristeza, raiva ou ódio, mas, sim para lhe dar suporte e força para encontrar uma forma de lidar com eles.
A técnica funciona basicamente de uma maneira prática e simples. Por exemplo, se uma pessoa está precisando de um amparo, de um apoio por estar passando por um momento difícil, ao invés de você falar como e o que ela deve fazer ou deixar de fazer, abrace-a.
No abraço você se torna capaz de transmitir sua calma, energia e tranquilidade. Essas são sensações que irão passar conforto e segurança para a pessoa que estará sendo abraçada. Com isso ela se sentirá mais leve para encontrar respostas para o desafio que está enfrentando.
Mas atenção!
A Terapia do Abraço não deve ser usado somente em momentos ruins! Abrace também nos momentos de felicidade, de alegria, de comemoração. Esse gesto vai potencializar e ancorar ainda mais a sensação maravilhosa que está sentindo.
E no seu dia a dia, crie o hábito de abraçar, principalmente com as pessoas próximas que muitas vezes apenas acenamos com a mão ou balançando a cabeça para transmitir um simples “oi” frio e vazio.
Um abraço sincero e afetuoso, de coração com coração, tem um poder transformador.

QUANTAS PESSOAS TE ABRAÇARAM HOJE?
Falamos tanto da importância de você ir abraçar as pessoas, de transmitir a sua energia e contribuir com o bem-estar do outro. Mas agora eu te pergunto:
Você está aberto para receber um abraço?
Não adianta você só doar, aprenda a receber também. Ao deixar alguém te abraçar você estará fazendo o bem para a outra pessoa. Quando permitimos que outras pessoas nos ajudem, elas saem tão beneficiadas quanto você por poder compartilhar o que ela tem de bom. Com isso entramos em um ciclo de plenitude com a troca sincera de energia.

TERMINANDO A LEITURA
Você não precisa necessariamente sair abraçando todo mundo que ver pela frente depois de ler esse artigo, mas busque praticar com mais frequência esse gesto tão bonito e simples. Além de sincero, ele recarrega suas energias.
Demonstre o carinho que você sente pelos seus pais, irmãos, marido, esposa, filhos, com um abraço… Elogie o ótimo trabalho ou até a promoção de um conhecido com um abraço… Abrace e permita ser abraçado!
Te deixo aqui um desafio:
Todos os dias abrace no mínimo 03 pessoas, um abraço verdadeiro, aquele de coração com coração. Tenho certeza que você vai perceber uma mudança incrível nas suas relações com o mundo e com você mesmo.
Um Forte e Caloroso Abraço
Fernando Rosa Mestre

3 thoughts on “O poder do abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *