A Relação do Líder com as 3 necessidades básicas do ser humano

Como já é sabido, todos nós seres humanos temos muitas necessidades. Maslow já dizia em meados de 1950 que nós temos basicamente 5 níveis de necessidades: fisiológicas, segurança, relacionamentos, estima e auto realização.

Dizer que o verdadeiro líder está sempre atento a essas necessidades básicas do ser humano, tanto dele quanto de seus liderados é chover no molhado não é mesmo. Sendo assim, gostaria de trazer outras 3 necessidades básicas do ser humano que nós trabalhamos muito no coaching (processos individuais ou em grupo), e que por trabalhar esses 3 aspectos conseguimos resultados extraordinários, aliás, os clientes ou coachees conseguem esses resultados:

  • Ser ouvido na essência: quantas vezes você saiu de uma conversa onde só a outra pessoa falou? E por vezes você até pensou: “Poxa, essa pessoa realmente precisava falar, abrir seu coração”. E a pessoa até diz que a conversa foi maravilhosa, que você ajudou muito, e etc. E no fundo só ela falou. Obviamente que falar faz parte, ajuda a colocar para fora os sentimentos, etc, mas o ponto aqui é o seguinte: ela precisava falar por conta da necessidade de ser ouvida na essência, e não necessariamente pelo fato de simplesmente falar. As pessoas precisam ser ouvidas, e você como Líder, precisa desenvolver essa habilidade. Lembrando que Ouvir é Diferente de Escutar! Escutar é físico, com o ouvido. Ouvir envolve muito mais, envolve sentir a pessoa, prestar atenção nos gestos, e assim por diante. Portanto Líder, ouça sua equipe e surpreenda-se! Se você é um líder que só fala, passe a ouvir mais.
  • Ser notado e reconhecido: quantas vezes você passou do lado de um amigo de trabalho ou de um liderado e nem olhou nos olhos dele? Quantas vezes você deixou de elogiar um bom trabalho da tua equipe? Esse é um erro fatal e o líder deve estar muito atento a esse tipo de postura. As pessoas precisam ser notadas e reconhecidas. Por exemplo, conversas com sua equipe, ligações para saber se está tudo bem, um café em equipe, enfim, atividades que façam com que a pessoas sejam notadas são fundamentais.
  • Ter o direito de errar: quem nunca errou que atire a primeira pedra. Já dizia Einstein: “Quem nunca errou nunca experimentou nada novo”. Não somos perfeitos e não acredito que um dia seremos. A busca sempre será por fazer nosso melhor, por extrair o melhor do nosso time, mas estar ciente de que uma hora vamos dar uma “patinada” é fundamental. O verdadeiro líder consegue transformar um momento de crise e erro em um momento de muito aprendizado. Como esse é um item relacionado com as necessidades básicas do ser humano, tenha cuidado ao lidar com essas situações.

É isso líder! Comece a praticar esses três itens e surpreenda-se com os resultados. Traga o time para perto, faça dinâmicas, deixa eles falarem, elogie, reconheça e saiba lidar com os momentos de crise e estresse. Alimente e cuide dessas 3 necessidades básicas do ser humano e destaque-se como um verdadeiro líder!

Forte abraço, e até a próxima!

Fabiano Santana – Coach e Diretor Executivo do Instituto Rosa Mestre

SIGA-NOS NAS REDES

FERNANDO ROSA INSTITUTO ROSA MESTRE FERNANDOROSAMESTRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *